Banco de Projetos - Escolas Poxoreú


Projeto apresentado pelas cursistas: Silvana e Eunice             
               Autores: Silvana Melo Castelani

             Eunice de Almeida Silva Rodrigues
 Coordenador e Professores da Escola Municipal“Epaminondas Correia de Oliveira”
2.   Identificação do Local:
Escola Municipal “Epaminondas Correia de Oliveira”
Série: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos
Número de alunos: 135
Número de professores: 7
Áreas de Conhecimentos: Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Matemática.
 3.   Título do Projeto:
FAMÍLIA PRESENTE, ESCOLA DIFERENTE
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Projeto apresentado pelas cursistas: Miralita,Helena, Leila











REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA
A realização da atividade que marca a culminância do Projeto na Escola Estadual de Poxoréu deu-se nos dias 05 e 06 de maio/2009 com explanação do tema gerador “Analisando matematicamente sua saúde”, no intuito de esclarecer aos alunos da 7ª série, bem como à Coordenação pedagógica e demais profissionais docentes envolvidos, a importância do desenvolvimento da proposta pedagógica do Programa Gestar II.
Disciplinas envolvidas: Matemática, Educação Física e Ciências.

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Projeto apresentado pelo cursista: Claúdio


PROJETO: ÁFRICA: CONHENCENDO ONTEM, TRABALHANDO HOJE E CONSTRUINDO O AMANHÃ...

 

       Uma boa árvore é aquela que

se lembra da semente que a gerou

Provérbio Africano

I – INTRODUÇÃO

 

Trabalhar conteúdo programático com a 7ª série, África em História, Geografia e Língua Portuguesa além de cumprir a grade curricular, permitiu mostrar de forma prazerosa e com participação entusiasmada dos alunos, um continente e suas diversidades, ressaltando o que chamamos de conexão Brasil - África, ou seja, o orgulho de sermos descendentes de povos criativos, bonitos e com uma rica história para contagiarmos.

              ÁFRICA origem de todos nós...
Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não está relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáreis e mulheres de cangas coloridas. "Essas idéias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% da população brasileira acaba sendo vítima.
Negros são parte da nossa identidade?
O pouco caso com a cultura africana se reflete na sala de aula. O segundo maior continente do planeta aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, deixando capenga a noção de diversidade de nosso povo e minimizando a importância dos afro-descendentes. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei no 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas.


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      Projeto apresentado pela cursista: Izelda Goreth



Aula de Reforço
UM COMPROMISSO DE TODOS.

JUSTIFICATIVA

Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro.
O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
O acompanhamento do professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.
O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.
O trabalho de reforço, vem de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.
Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.



Projeto apresentado pela cursista: Maria Fagundes






Projeto Histórias em quadrinhos



Alunos: 1ª a 4ª série 


Duração: 20 dias



Conteúdos específicos:

• Características da linguagem das histórias em quadrinhos. Estudo de "balões", sequência de diálogos, temática, desenho em movimento. 



Projeto apresentado pela cursista: Márcia






PROJETO: COPA DO MUNDO DE 2010
                             
                                 Justificativa
.
              O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito
nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que
revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo
(profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula
vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui
características específicas, sendo também permeado por tensões, competições,
exclusões, inclusões, etc.
              O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse
acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul
trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.






Projeto apresentado pela cursista:Terezinha












PROJETO: MEIO AMBIENTE


1.    TÍTULO: MEIO AMBIENTE


2.    TEMA: RECURSOS NATURAIS – ÁGUA


3.    JUSTIFICATIVA

Um dos principais problemas ambientais, se não o maior deles, é a crise de água no planeta. Visto do espaço, o planeta tem mais água do que terra. Ela está presente nos oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, no subsolo, em todos os seres vivos. Toda a vida do planeta depende da água.
A água representa um elo entre os ecossistemas e é fundamental para o equilíbrio de todo o planeta. Porém, de toda a água existente, apenas 0,01% é própria para o consumo e tem sido usada de forma irracional e desordenada. Não podemos deixar isso acontecer, pois senão, será o fim dos seres vivos, incluindo a espécie humana. Então, devemos dar início a uma urgente e decisiva ação estratégica para lidar com as crises da água.
Diante dessa problemática optamos por desenvolver este projeto com os alunos dos 1º Anos A/B, 2º Ano A, 3º Ano A, 4º Anos A?B do Ensino Fundamental da E. M. Profª Guiomar Maria da Silva, com objetivos específicos para cada ano.





Projeto apresentado pela cursista:Graciela Moraes




E M PROFª. ODETE OLIVEIRA SOUZA

Autora do Projeto: Graciela Moraes de Souza

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA
Público: Educação Infantil e Séries              Iniciais e Funcionário
“RODA DE LEITORES"

POXORÉU-MT

Fev/2010

Escola Municipal “Profª. Odete Oliveira Souza”
Projeto:
Roda de Leitores
·      JUSTIFICAVA
No intuito de usar a leitura não somente como meio de reconhecimento de palavras descontextualizadas, mais como processo que interage a criança com o texto, propiciando nesse sentido o diálogo e a  formação de leitor critico e criativo, que compreende o que lê, será proposto aos alunos diversidades de textos ( leitura infantil, narrativas e poesias, textos de jornais e revistas – propaganda, noticias, reportagens) esses materiais serão utilizados para estimular a leitura, embora a seleção de materiais reforça o papel de “autoridade do professor”, será de livre escolha daquilo que criança deseja ler, para as crianças que estão aprendendo a ler serão oferecidos textos onde as ilustrações predominam, para que apoiando na leitura de imagens, vão passando da forma simples para de ler para a mais complexa, isto é, ler textos ilustrados constituídos de frases pouco extensas, partindo das famílias silábicas mais conhecidas das crianças e também será realizada a leitura compartilhada, onde o professor possibilitará aos alunos acesso a textos mais difíceis  e longos, ainda que não sejam capazes de lê-los sozinhos.
Concluindo, o projeto “Roda de Leitores”, será o ponto de partida para tornarem os alunos da EM. Profª. Odete Oliveira Souza” leitores eficazes que compreendem o que lê, também ampliar pela leitura de palavras, a leitura do mundo, além de tornarem atualizados das informações contidas no meio social.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa,
              Formar  um leitor competente, supõe formar alguém que compreende o que lê, que possa aprender também a ler não só o que está escrito, identificando elementos implícitos, que estabeleça a relações entre o texto e outros já lidos, saiba que em vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura  e a partir da localização de elementos discursivos que permitam faze-lo.








Projeto apresentado pelas cursistas:Ademilde, Sizaltina e Silvana
















Escola Estadual “Cel. Júlio Muller”
Poxoréu-MT, maio de 2009.
Professora Licenciada em História e Pós Graduada em Geo-História
Sizaltina  do Carmo Macedo
Série: 2ª Ciclo da 2ª Fase – 5º Ano.



                                         PROJETO LEITURA – 5º Ano

                                       Poxoréu/MT, maio de 2009
Índice



1. Introdução.

2. Hipótese.

3. Objetivos:
3.1. Objetivos gerais.
3.2. Objetivos específicos.

4. Justificativa.

5. Metodologias.

6. Recursos:
6.1. Recursos financeiros.
6.2. Recursos institucionais.

7. Bibliografia:
7.1. Livros de acesso a bibliotecas virtuais.
7.2. Acesso sites internet.

1. Introdução


A importância da leitura e escrita na educação de forma lúdica e investigante é o assunto de nossa pesquisa, visando às dificuldades dos educadores em despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os mais variados recursos e aplicando metodologias inovadoras, entre outros.











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